Como em qualquer construção em que firmes alicerces são essenciais para se executar um projeto, também a educação fundamenta-se em teorias, segundo as quais se podem prever resultados. Falar em fundamentação teórica significa que experiências provam que as mesmas causas promovem sempre os mesmos efeitos; trata-se, portanto, de um procedimento científico.
Apoiado em sólido embasamento teórico – a neurociência (estudo sobre as estruturas e funções do cérebro) e a “Teoria das Múltiplas Inteligências”, de Howard Gardner, o Projeto Cérebro foi implantado no Colégio Objetivo com a introdução da filosofia em nosso currículo escolar, a fim de ampliar o pensamento de nossas crianças e adolescentes, capacitando-os com a lógica, o poder de análise e a visão crítica de fatos e acontecimentos.
Dando continuidade ao Projeto Cérebro, elaboramos um programa de educação artística com o desenvolvimento de pintura, desenho e modelagem, cujo objetivo é estimular a criatividade de nossos alunos e a exteriorização de seus potenciais.
Com o “Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social” (PDPS), auxiliamos nossas crianças e jovens a conhecerem melhor suas emoções, aprendendo a lidar com elas: é o que o psicólogo americano Daniel Goleman denominou “Inteligência Emocional”.
O Projeto Cérebro, assim concebido, trata a educação como algo muito mais amplo que a mera transmissão de conhecimento.
Nossa proposta é, portanto, auxiliar nossos alunos a se formarem da maneira mais ampla possível, a construírem seus pensamentos, a controlarem suas emoções e a dominarem suas ações em benefício próprio, da sociedade e do país.