A criança dos 2 aos 5 anos deve receber um ambiente escolar rico em sensações e experiências. O ensino formal da alfabetização, ao contrário do que muitas escolas preconizam, não deve ser o foco nessa fase, pois na Educação Infantil a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. Por isso, sua aprendizagem acontece pelo contato com um ambiente estimulador, pela oportunidade de uma interação social afetiva e pela qualidade da brincadeira.

O brincar na Educação Infantil é considerado fundamental pela comunidade científica. Os neurocientistas afirmam que a brincadeira norteia a construção da linguagem e de outras habilidades importantes para toda a vida, como as motoras, visuais, auditivas e táteis.

Nossos alunos permanecem num espaço onde o contato com a natureza e as vivências com brincadeiras bem estruturadas permitem o desenvolvimento dessas habilidades. Tudo é pensado e cuidadosamente planejado para que o nosso aluno desperte seus sentidos e potencialize o desenvolvimento neurológico.

Nosso planejamento curricular contempla ainda a aquisição de habilidades por meio da iniciação musical, do método de natação Gustavo Borges, das aulas de Educação Física ou do raciocínio lógico matemático pelo Soroban.

O amor e o respeito à natureza são cultivados através do contato, seja com atividades práticas ou observação.

Horta, pomar e animais estão presentes no Espaço Socioambiental, para o qual a visita é o momento mais esperado!

No ensino multilíngue, o estudo das línguas também está contemplado, seja nas aulas de Inglês ou Espanhol, desde os 2 anos de idade.

Para os alunos do Período Integral, o segundo período é desenvolvido totalmente na língua inglesa, em parceria com o Yázigi Indaiatuba. Os pequenos ocupam salas especiais que possibilitam a experimentação, com metodologias ativas e que propiciam aprender do jeito que eles mais gostam: brincando!

Um currículo que traz à criança a descoberta do corpo, da linguagem e do pensamento.

Educação infantil

Mas será que o desenvolvimento da criança gira em torno somente dessas habilidades? Os estudiosos do comportamento afirmam que, para a criança tornar-se um adulto atuante e com sucesso, precisa adquirir, além das competências acadêmicas, as competências sociais. É fundamental aprender a gerenciar seus estudos, suas atividades de vida e relacionamentos.

Desde muito pequena, a criança necessita lidar com muitas informações ao mesmo tempo, guiar suas ações e controlar seus impulsos. Essas habilidades que direcionam nosso comportamento são denominadas funções executivas. Apesar de essenciais para a vida, não nascemos com elas, mas com o potencial para desenvolvê-las. Por isso, já temos implantado o Projeto Cérebro, que auxilia nossos alunos a se formarem da maneira mais ampla possível, a construírem seus pensamentos, a controlarem suas emoções e a dominarem suas ações.

Na Educação Infantil do nosso Colégio, as funções executivas são enfatizadas dia a dia, pois, de acordo com a ciência, o período de 3 a 6 anos representa uma janela de oportunidades para o crescimento dessas funções.

Nossos alunos têm rotina definida a cada dia, o que traz sentimento de segurança e maior engajamento nas atividades. São incentivados a se prepararem para cada atividade, desenvolvendo a independência, a autonomia e a responsabilidade, como guardar seus brinquedos, levar e trazer recados, escovar os dentes. Vivenciam o respeito e a organização com atitudes como formar filas, dividir as tarefas em pequenos passos e ajudar os colegas.

O foco no desenvolvimento das funções executivas contribui para que nossos alunos tenham melhor desempenho nos anos iniciais da alfabetização e da Matemática, quando comparados aos alunos expostos ao ensino mais convencional.

Nossos professores lidam de forma eficiente com os problemas comportamentais, dão suporte à criança no controle de seus impulsos e birras, aplicam estratégias para manutenção da atenção e para o desenvolvimento da organização e do cumprimento de regras.

Nossa escola reúne todos os esforços não só para desenvolver as habilidades acadêmicas, mas também as executivas, desde a Educação Infantil, consideradas como a função cognitiva mais importante para o ser humano!

Infantil 2

São desenvolvidas a socialização e a psicomotricidade. No horário curricular os alunos têm aulas de Inglês diariamente e de Espanhol duas vezes por semana, além das aulas de Música, de Educação Física e de Natação, com a Metodologia Gustavo Borges. Nas aulas de Natação do Infantil 2, cada aluno fica com um profissional específico e a turma atende, no máximo, quatro crianças por vez. Enquanto aguardam sua vez, os demais alunos permanecem com a professora, em sala de aula.

Infantil 3

Além da socialização e da psicomotricidade, são desenvolvidas atividades conceituais. No horário curricular os alunos têm aulas de Inglês diariamente e de Espanhol duas vezes por semana, além das aulas de Música, de Educação Física e de Natação, com a Metodologia Gustavo Borges. Nas aulas de Natação do Infantil 3, cada dois alunos ficam com um profissional específico e a turma atende, no máximo, seis crianças por vez. Enquanto aguardam sua vez, os demais alunos permanecem com a professora, em sala de aula.

Nesta fase, os alunos também contam com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola.

Infantil 4

Nesta fase, os alunos desenvolvem atividades de psicomotricidade, letramento, raciocínio lógico, ciências e integração social. No horário curricular os alunos têm aulas de Inglês diariamente e de Espanhol duas vezes por semana, além das aulas de Música, de Educação Física e de Natação, com a Metodologia Gustavo Borges. Nas aulas de Natação do Infantil 4, cada três alunos ficam com um profissional específico e a turma atende, no máximo, nove crianças por vez, em conformidade com a orientação da metodologia. Enquanto aguardam sua vez, os demais alunos permanecem com a professora, em sala de aula.

Nesta fase, os alunos também contam com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola.

Infantil 5

Nesta fase, os alunos desenvolvem atividades de psicomotricidade, pré-alfabetização, raciocínio lógico, ciências e integração social. No horário curricular os alunos têm aulas de Inglês diariamente e de Espanhol duas vezes por semana, além das aulas de Música, Soroban, Informática, Educação Física e de Natação, com a Metodologia Gustavo Borges. Nas aulas de Natação do Infantil 5, cada três alunos ficam com um profissional específico e a turma atende, no máximo, nove crianças por vez, em conformidade com a orientação da metodologia. Enquanto aguardam sua vez, os demais alunos permanecem com a professora, em sala de aula.

Nesta fase, os alunos também contam com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola.

Natação Metodologia Gustavo Borges

Incluído em todos os cursos da Educação Infantil. Os alunos têm uma aula semanal de 30 minutos, para as salas do Infantil 2 e 3, e 45 minutos, para as salas do Infantil 4 e 5.

Para todas as aulas, há o professor responsável e os professores auxiliares, de acordo com o recomendado pelo método para cada fase e respeitando o número indicado de alunos. Vale ressaltar que todos os profissionais envolvidos são formados em Educação Física e capacitados na Metodologia Gustavo Borges.

O Colégio oferece a seus alunos uma piscina semiolímpica, fechada e aquecida, com químico responsável que responde ao Conselho Regional de Química e profissionais graduados e especializados na Metodologia Gustavo Borges.

Soroban

Instrumento de cálculo, de origem oriental, que estimula a atenção, a memória, o controle motor, a concentração e o raciocínio lógico-matemático. As aulas de Soroban estão na matriz curricular do Infantil 5.

Período Integral Bilíngue

O Período Integral compreende o horário inverso àquele em que o aluno está em sala de aula, em seu curso regular.

Com um programa educacional de excelência, formatado com critérios e padrões internacionais, e como o objetivo da equipe pedagógica é o foco na aquisição de uma segunda língua, os alunos têm 22 horas semanais de muito estímulo e aprendizado.

Num espaço especialmente planejado para que essa descoberta seja prazerosa e eficaz, os alunos desenvolvem projetos que auxiliam no desenvolvimento social e cognitivo. A segunda língua, nessa fase, nada mais é que sinônimo de sua língua materna, fator que proporciona inúmeras possibilidades de aprendizado, estimula o raciocínio lógico, a rapidez na solução de situações-problema e possibilita a interatividade em ambientes conhecidos ou não.

E assim, além dos estímulos corretos para o desenvolvimento acadêmico e pessoal durante o período regular, os alunos do Período Integral tem o aprendizado de uma segunda língua de maneira prazerosa, são acompanhados em suas refeições com um cardápio elaborado por nutricionista, variado e balanceado, capaz de nutrir toda a energia necessária para tanta atividade.

Jiu-jítsu Metodologia Winners, no Programa Multilíngue

Com a Metodologia Winners, e ministradas na língua inglesa, essas aulas estão disponíveis aos alunos do Infantil 4 e Infantil 5.

No período extracurricular, são duas aulas semanais, de meia hora cada, e para as quais se faz necessária a utilização do quimono.

Conheça os Profissionais da Educação Infantil:

Nossos Parceiros