As crianças dos 2 aos 5 anos devem receber um ambiente escolar rico em sensações e experiências. O ensino formal da alfabetização, ao contrário do que muitas escolas preconizam, não deve ser o foco nessa fase, pois na educação infantil a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. Por isso, sua aprendizagem acontece pelo contato com um ambiente estimulador, pela oportunidade de uma interação social efetiva e pela qualidade da brincadeira.
O brincar na educação Infantil é considerado fundamental pela comunidade científica. A neurociência afirma que a brincadeira norteia a construção da linguagem e de outras habilidades importantes para toda a vida, como as motoras, visuais, auditivas e táteis. No Colégio Objetivo Indaiatuba, os alunos permanecem em um espaço onde o contato com a natureza e as vivências com brincadeiras bem estruturadas permitem o desenvolvimento dessas habilidades. Tudo é pensado e cuidadosamente planejado para que nossos alunos despertem seus sentidos e potencializem o desenvolvimento neurológico.
Nosso planejamento curricular ainda contempla a aquisição de habilidades por meio da iniciação musical, do método Gustavo Borges de natação, do ensino bilíngue em parceira com o Yázigi, do raciocínio lógico matemático pelo Soroban. Um currículo que traz à criança a descoberta do corpo, da linguagem e do pensamento.
Mas será que o desenvolvimento da criança gira em torno somente dessas habilidades? Os estudiosos do comportamento afirmam que, para a criança tornar-se um adulto atuante e com sucesso, precisa adquirir, além das competências acadêmicas, as competências sociais. É fundamental aprender a gerenciar seus estudos, suas atividades de vida e relacionamentos.
Desde muito pequena, a criança necessita lidar com muitas informações ao mesmo tempo, guiar suas ações e controlar seus impulsos. Essas habilidades que direcionam nosso comportamento são denominadas funções executivas. Apesar de essenciais para a vida, não nascemos com elas, mas com o potencial para desenvolvê-las. Por isso, o Colégio Objetivo Indaiatuba já tem implantado o Projeto Cérebro, que auxilia nossos alunos a se formarem da maneira mais ampla possível, a construírem seus pensamentos, a controlarem suas emoções e a dominarem suas ações.
Na educação Infantil do nosso colégio, as funções executivas vêm sendo enfatizadas dia a dia, pois, de acordo com a ciência, o período de 3 a 6 anos representa uma janela de oportunidades para o crescimento dessas funções. Nossos alunos têm rotina definida a cada dia, o que traz sentimento de segurança e maior engajamento nas atividades. São incentivados a se prepararem para cada atividade, desenvolvendo a independência, autonomia e a responsabilidade (como guardar seus brinquedos, pegar algo na mochila e entregar ao professor, levar e trazer recados). Vivenciam o respeito e a organização com atitudes como formar filas, dividir as tarefas em pequenos passos e ajudar os colegas. O foco no desenvolvimento das funções executivas contribui para que nossos alunos tenham melhor desempenho nos anos iniciais da alfabetização e da matemática quando comparados aos alunos expostos ao ensino mais convencional.
Nossos professores da fase 2 à fase 5 lidam, de forma eficiente, com os problemas comportamentais, dão suporte à criança no controle de seus impulsos e birras, aplicam estratégias para manutenção da atenção e para o desenvolvimento da organização e do cumprimento de regras.
O Colégio Objetivo Indaiatuba reúne todos os esforços não só para desenvolver as habilidades acadêmicas, mas também as executivas, desde a educação Infantil, considerada como a “função cognitiva mais importante para o ser humano”. Por tudo isso, ao se desenvolverem, nossos alunos são naturalmente felizes!
Nessa fase, os alunos desenvolvem atividades de psicomotricidade, letramento, raciocínio lógico, ciências e integração social. Além disso, aulas de inglês, espanhol, música, educação física e natação. Esta com, no máximo, 8 crianças por turma, em conformidade com a orientação da Metodologia Gustavo Borges.
Incluído em todos os cursos da Educação Infantil. Os alunos têm uma aula semanal de 30 minutos, para as salas do Infantil 2 e 3, e 45 minutos, para as salas do Infantil 4 e 5.
Para todas as aulas, há o professor responsável e os professores auxiliares, de acordo com o recomendado pelo método para cada fase e respeitando o número indicado de alunos. Vale ressaltar que todos os profissionais envolvidos são formados em Educação Física e capacitados na Metodologia Gustavo Borges.
O Período Integral compreende o horário inverso àquele em que o aluno está em sala de aula, em seu curso regular.
Com um programa educacional de excelência, formatado com critérios e padrões internacionais, e como o objetivo da equipe pedagógica é o foco na aquisição de uma segunda língua, os alunos terão 22 horas semanais de muito estímulo e aprendizado.
Num espaço especialmente planejado para que essa descoberta seja prazerosa e eficaz, os alunos desenvolvem projetos que auxiliam no desenvolvimento social e cognitivo. A segunda língua, nessa fase, nada mais é que sinônimo de sua língua materna, fator que proporciona inúmeras possibilidades de aprendizado, estimula o raciocínio lógico, a rapidez na solução de situações-problema e possibilita a interatividade em ambientes conhecidos ou não.
E assim, além dos estímulos corretos para o desenvolvimento acadêmico e pessoal durante o período regular, os alunos do Período Integral têm o aprendizado de uma segunda língua de maneira prazerosa, são acompanhados em suas refeições com um cardápio elaborado por nutricionista, variado e balanceado, capaz de nutrir toda a energia necessária para tanta atividade.