Ao ingressar no Ensino Fundamental 1, os alunos devem encontrar programas pedagógicos que atendam a todas as dimensões do desenvolvimento humano, adquirindo, assim, facilidade no processo de alfabetização e consolidação do uso competente da linguagem oral, da leitura e da escrita, que são a base da formação de cidadãos críticos, conscientes, autônomos e felizes, capazes de estabelecer relações com o mundo em constante transformação.
Em nossa escola, o método fônico de alfabetização tem por objetivo desenvolver a competência leitora, que consiste em apreender do texto os diferentes níveis de compreensão, interpretação, análise e capacidade de expressão, preparando os alunos para o sucesso na continuidade dos estudos com autonomia para a vida futura em sociedade.
Compreender a linguagem matemática implica aprender palavras, sinais, símbolos, procedimentos e como aplicá-los para resolver problemas. Em nosso Colégio, apoiado pelos recursos da tecnologia, como a plataforma Educacross, e ao lado das aulas de Linguagens de Programação e Robótica, o conhecimento matemático é aprofundado, tornando a aprendizagem uma jornada prazerosa para alunos e professores.
A Arte, a Música, o Teatro, como linguagem universal, são instrumentos que facilitam o ensino, possibilitando aos alunos o relacionamento de jogos simbólicos, transformando sua visão de mundo e sua compreensão.
O desenvolvimento do pensamento dos alunos é valorizado, pois todas as informações passam pelo crivo do seu pensar, da sua reflexão. Assim, a partir deles, o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social PDPS, embasado na neurociência, introduz essas habilidades no mundo sociável, ensinando a criança a lidar com o outro, a compartilhar espaços e a respeitar valores e opiniões diferentes dos seus, controlando suas emoções e refletindo sobre suas ações.
Mas, para ir além da língua e enxergar a criança como um todo, aqui os alunos não aprendem somente a fim de se preparar para o mundo globalizado. Eles são apoiados, acolhidos, ensinados através da prática e de aulas exclusivas, baseadas em projetos que contemplam a interdisciplinaridade e trabalham com a progressão dos conteúdos.
No ensino multilíngue, além das 6 aulas de Português, há 6 aulas de Inglês e 1 aula semanal de Espanhol.
A aprendizagem é abordada de modo que o aluno possa ir do conhecimento geral ao conhecimento específico naturalmente, avançando na aprendizagem e revisando o seu conhecimento prévio.
As aulas são focadas nas quatro habilidades comunicativas: ler, escrever, ouvir e falar naturalmente, assimilando de forma gradual os conceitos, além de aguçar a criatividade, promover pesquisa, compreensão e levar o aluno a pensar por si mesmo, numa vivência com as culturas de outros países dentro da própria escola, de maneira significativa.
Nas aulas de línguas estrangeiras, os projetos ocorrem a partir de instruções diferenciadas e trabalham com estações menores de aprendizagem, assim, entendemos que é possível promover equidade educacional dentro da sala de aula, incentivando responsabilidade, independência e autonomia.
Professores competentes e com formação adequada, que inspiram e buscam desenvolvimento e aprimoramento contínuos.
E para os pais acompanharem o aprendizado dos filhos, nossa biblioteca, que conta com um acervo de mais de 17.000 publicações, está equipada também com títulos internacionais, para que os alunos levem para casa e façam da leitura um momento prazeroso de conexão da escola com a família.
São 30 aulas semanais oferecidas na opção dos períodos manhã e tarde.
Conheça também as Oficinas de Habilidades destinadas ao público do Período Integral. São atividades com metodologias ativas, nas quais os alunos se desenvolvem física, emocional e socialmente. Tudo feito com muito prazer!
Nas Escolas de Natação, com a metodologia Gustavo Borges, e de Música, em parceria com a Harmos, também estão disponíveis aulas aos alunos e pais. Tudo para que o ambiente escolar seja mais do que um espaço para transmitir somente conhecimentos.
1º ano/ Alfabetização
O método fônico prioriza a alfabetização, que acontece de forma gradativa, respeitando o ritmo e as características individuais dos alunos.
Por meio de atividades pré-numéricas, o raciocínio lógico-espacial é incentivado, com o apoio da manipulação de materiais concretos. Dessa forma, sedimentam-se conceitos a serem trabalhados posteriormente.
A matriz curricular contempla 30 aulas semanais nas disciplinas de Alfabetização, Matemática (Introdução à Lógica), Ciências, História e Geografia, Linguagem de Programação, Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social – PDPS (com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola), Arte, Música, Educação Física e Mindfulness.
O programa multilíngue ocorre com seis aulas semanais na língua inglesa, incluindo a Robótica, desenvolvida em parceria com a Via Maker Education; há, ainda, uma aula semanal de Espanhol.
2º e 3º ano
A matriz curricular contempla 30 aulas semanais nas disciplinas de Português, Literatura, Matemática, Ciências, História e Geografia, Linguagens de Programação, Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social – PDPS (com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola), Arte, Música, Educação Física e Mindfulness.
O programa multilíngue ocorre com seis aulas semanais na língua inglesa, incluindo a utilização da plataforma tecnológica Educacross e da Robótica, desenvolvida em parceria com a Via Maker Education; há, ainda, uma aula semanal de Espanhol.
4º e 5º ano
A matriz curricular contempla 30 aulas semanais nas disciplinas de Português, Literatura, Matemática, Geometria, Ciências, História e Geografia, Cartografia, Linguagens de Programação, Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social – PDPS (com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola), Arte, Música, Educação Física e Mindfulness.
O programa multilíngue ocorre com seis aulas semanais na língua inglesa, incluindo a utilização da plataforma tecnológica Educacross e da Robótica, desenvolvida em parceria com a Via Maker Education; há, ainda, uma aula semanal de Espanhol.
Período Integral
Oferecido aos alunos do 1º ao 5º ano, sempre no período inverso ao das aulas curriculares, o programa é contratado por dia de interesse e composto por duas oficinas específicas (Futebol, Dança, Circo, Ginástica Artística, Taekwondo, Jiu-jítsu, Oficina Maker, Oficina de Experimentação, Jogos Estratégicos e Teatro), além da supervisão para a realização das tarefas de casa e da recreação monitorada.
O almoço tem cardápio elaborado por nutricionista e os alunos também são acompanhados pelos professores.
As oficinas incentivam a criatividade, o empreendedorismo e o respeito ao meio ambiente, valorizando a experimentação e o trabalho em grupo, através de metodologias ativas e num ambiente em meio a natureza.
O acompanhamento e desenvolvimento dos alunos é transmitido aos pais por meio de relatórios individuais, que informam o desempenho nas diversas oficinas, com destaque para as habilidades e competências.
Atividades Opcionais
Escola de Natação e oficinas do Período Integral. Nesse caso, os responsáveis necessitam levar e buscar os filhos nos horários determinados para as atividades, pois não há supervisão de professores para os horários que representem janelas entre as atividades.
Natação Metodologia Gustavo Borges
Com a Metodologia Gustavo Borges, essas aulas estão disponíveis para todos os alunos do Fundamental 1. Para todas as aulas, há o professor responsável e os professores auxiliares, de acordo com a recomendação do método para cada fase e respeitando o número indicado de alunos.
Vale ressaltar que todos os professores envolvidos são formados em Educação Física e capacitados pela metodologia.
O Colégio oferece a seus alunos uma piscina semiolímpica, fechada e aquecida, com químico responsável que responde ao Conselho Regional de Química e profissionais graduados e especializados na Metodologia Gustavo Borges.
Escola de Música
Desenvolvido em parceria com o Centro Musical Harmos, a unidade oferece o estudo da música clássica, jazz, pop, rock, blues... seja qual for o seu estilo ou instrumento de escolha, nossos cursos passam por uma iniciação musical, para o conhecimento dos elementos fundamentais da música e propriedades do som. Aos poucos, esses estágios resultam na leitura de cifras, tablaturas, partituras, improvisações e composições para Contrabaixo, Guitarra, Violão, Piano/Teclado, Violino e Ukulele, que são os primeiros cursos oferecidos aos alunos do Colégio e ministrados na própria instituição, garantindo segurança e tranquilidade.
Com professores formados em universidades e conservatórios de renome, são ainda capacitados pelo método de ensino EM&T e possuem décadas de experiência.
Jiu-jítsu Metodologia Winners, no Programa Multilíngue
Com a Metodologia Winners, e ministradas na língua inglesa, essas aulas estão disponíveis a todos os alunos do Fundamental 1.
No período extracurricular, são duas aulas semanais, de uma hora cada, e para as quais se faz necessária a utilização do quimono.
Para os alunos que frequentam o Período Integral, essas aulas já estão inseridas na grade do currículo.