Ao ingressar no Ensino Fundamental 1, os alunos devem encontrar programas pedagógicos que atendam a todas as dimensões do desenvolvimento humano, adquirindo, assim, facilidade no processo de alfabetização e consolidação do uso competente da linguagem oral, da leitura e da escrita, que são a base da formação de cidadãos críticos, conscientes, autônomos e felizes, capazes de estabelecer relações com o mundo em constante transformação.
Em nossa escola, o método fônico de alfabetização tem por objetivo desenvolver a competência leitora, que consiste em apreender do texto os diferentes níveis de compreensão, interpretação, análise e capacidade de expressão, preparando os alunos para o sucesso na continuidade dos estudos com autonomia para a vida futura em sociedade.
Compreender a linguagem matemática implica aprender palavras, sinais, símbolos, procedimentos e como aplicá-los para resolver problemas. Em nosso Colégio, apoiado pelos recursos da tecnologia, como a plataforma Educacross, e ao lado das aulas de Linguagens de Programação e Robótica, o conhecimento matemático é aprofundado, tornando a aprendizagem uma jornada prazerosa para alunos e professores.
A Arte, a Música, o Teatro, como linguagem universal, são instrumentos que facilitam o ensino, possibilitando aos alunos o relacionamento de jogos simbólicos, transformando sua visão de mundo e sua compreensão.
O desenvolvimento do pensamento dos alunos é valorizado, pois todas as informações passam pelo crivo do seu pensar, da sua reflexão. Assim, a partir deles, o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social PDPS, embasado na neurociência, introduz essas habilidades no mundo sociável, ensinando a criança a lidar com o outro, a compartilhar espaços e a respeitar valores e opiniões diferentes dos seus, controlando suas emoções e refletindo sobre suas ações.
Mas, para ir além da língua e enxergar a criança como um todo, aqui os alunos não aprendem somente a fim de se preparar para o mundo globalizado. Eles são apoiados, acolhidos, ensinados através da prática e de aulas exclusivas, baseadas em projetos que contemplam a interdisciplinaridade e trabalham com a progressão dos conteúdos.

No ensino multilíngue, além das 6 aulas de Português, há 6 aulas de Inglês e 1 aula semanal de Espanhol.
A aprendizagem é abordada de modo que o aluno possa ir do conhecimento geral ao conhecimento específico naturalmente, avançando na aprendizagem e revisando o seu conhecimento prévio.
As aulas são focadas nas quatro habilidades comunicativas: ler, escrever, ouvir e falar naturalmente, assimilando de forma gradual os conceitos, além de aguçar a criatividade, promover pesquisa, compreensão e levar o aluno a pensar por si mesmo, numa vivência com as culturas de outros países dentro da própria escola, de maneira significativa.
Nas aulas de línguas estrangeiras, os projetos ocorrem a partir de instruções diferenciadas e trabalham com estações menores de aprendizagem, assim, entendemos que é possível promover equidade educacional dentro da sala de aula, incentivando responsabilidade, independência e autonomia.
Professores competentes e com formação adequada, que inspiram e buscam desenvolvimento e aprimoramento contínuos.
E para os pais acompanharem o aprendizado dos filhos, nossa biblioteca, que conta com um acervo de mais de 17.000 publicações, está equipada também com títulos internacionais, para que os alunos levem para casa e façam da leitura um momento prazeroso de conexão da escola com a família.
São 30 aulas semanais oferecidas na opção dos períodos manhã e tarde.
Conheça também as Oficinas de Habilidades destinadas ao público do Período Integral. São atividades com metodologias ativas, nas quais os alunos se desenvolvem física, emocional e socialmente. Tudo feito com muito prazer!
Nas Escolas de Natação, com a metodologia Gustavo Borges, e de Música, em parceria com a Harmos, também estão disponíveis aulas aos alunos e pais. Tudo para que o ambiente escolar seja mais do que um espaço para transmitir somente conhecimentos.
1º ano/ Alfabetização
O método fônico prioriza a alfabetização, que acontece de forma gradativa, respeitando o ritmo e as características individuais dos alunos.
Por meio de atividades pré-numéricas, o raciocínio lógico-espacial é incentivado, com o apoio da manipulação de materiais concretos. Dessa forma, sedimentam-se conceitos a serem trabalhados posteriormente.
A matriz curricular contempla 30 aulas semanais nas disciplinas de Alfabetização, Matemática (Introdução à Lógica), Ciências, História e Geografia, Linguagem de Programação, Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social – PDPS (com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola), Arte, Música, Educação Física e Mindfulness.
O programa multilíngue ocorre com seis aulas semanais na língua inglesa, incluindo a Robótica, desenvolvida em parceria com a Via Maker Education; há, ainda, uma aula semanal de Espanhol.
2º e 3º ano
A matriz curricular contempla 30 aulas semanais nas disciplinas de Português, Literatura, Matemática, Ciências, História e Geografia, Linguagens de Programação, Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social – PDPS (com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola), Arte, Música, Educação Física e Mindfulness.
O programa multilíngue ocorre com seis aulas semanais na língua inglesa, incluindo a utilização da plataforma tecnológica Educacross e da Robótica, desenvolvida em parceria com a Via Maker Education; há, ainda, uma aula semanal de Espanhol.
4º e 5º ano
A matriz curricular contempla 30 aulas semanais nas disciplinas de Português, Literatura, Matemática, Geometria, Ciências, História e Geografia, Cartografia, Linguagens de Programação, Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social – PDPS (com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola), Arte, Música, Educação Física e Mindfulness.
O programa multilíngue ocorre com seis aulas semanais na língua inglesa, incluindo a utilização da plataforma tecnológica Educacross e da Robótica, desenvolvida em parceria com a Via Maker Education; há, ainda, uma aula semanal de Espanhol.
Período Integral
Oferecido aos alunos do 1º ao 5º ano, sempre no período inverso ao das aulas curriculares, o programa é contratado por dia de interesse e composto por duas oficinas específicas (Futebol, Dança, Circo, Ginástica Artística, Jiu-jítsu, Oficina Maker, Oficina de Experimentação, Jogos Estratégicos e Teatro), além da supervisão para a realização das tarefas de casa e da recreação monitorada.
O almoço tem cardápio elaborado por nutricionista e os alunos também são acompanhados pelos professores.
As oficinas incentivam a criatividade, o empreendedorismo e o respeito ao meio ambiente, valorizando a experimentação e o trabalho em grupo, através de metodologias ativas e num ambiente em meio a natureza.
O acompanhamento e desenvolvimento dos alunos é transmitido aos pais por meio de relatórios individuais, que informam o desempenho nas diversas oficinas, com destaque para as habilidades e competências.
Atividades Opcionais
Escola de Natação e oficinas do Período Integral. Nesse caso, os responsáveis necessitam levar e buscar os filhos nos horários determinados para as atividades, pois não há supervisão de professores para os horários que representem janelas entre as atividades.
Natação Metodologia Gustavo Borges
Com a Metodologia Gustavo Borges, essas aulas estão disponíveis para todos os alunos do Fundamental 1. Para todas as aulas, há o professor responsável e os professores auxiliares, de acordo com a recomendação do método para cada fase e respeitando o número indicado de alunos.
Vale ressaltar que todos os professores envolvidos são formados em Educação Física e capacitados pela metodologia.
O Colégio oferece a seus alunos uma piscina semiolímpica, fechada e aquecida, com químico responsável que responde ao Conselho Regional de Química e profissionais graduados e especializados na Metodologia Gustavo Borges.
Escola de Música
Desenvolvido em parceria com o Centro Musical Harmos, a unidade oferece o estudo da música clássica, jazz, pop, rock, blues... seja qual for o seu estilo ou instrumento de escolha, nossos cursos passam por uma iniciação musical, para o conhecimento dos elementos fundamentais da música e propriedades do som. Aos poucos, esses estágios resultam na leitura de cifras, tablaturas, partituras, improvisações e composições para Contrabaixo, Guitarra, Violão, Piano/Teclado, Violino e Ukulele, que são os primeiros cursos oferecidos aos alunos do Colégio e ministrados na própria instituição, garantindo segurança e tranquilidade.
Com professores formados em universidades e conservatórios de renome, são ainda capacitados pelo método de ensino EM&T e possuem décadas de experiência.
Jiu-jítsu Metodologia Winners, no Programa Multilíngue
Com a Metodologia Winners, e ministradas na língua inglesa, essas aulas estão disponíveis a todos os alunos do Fundamental 1.
No período extracurricular, são duas aulas semanais, de uma hora cada, e para as quais se faz necessária a utilização do quimono.
Para os alunos que frequentam o Período Integral, essas aulas já estão inseridas na grade do currículo.
Programa multilíngue com seis aulas semanais de Inglês, incluindo a utilização da plataforma tecnológica Educacross e da Robótica, desenvolvido em parceria com a Via Maker Education
Prédio exclusivo
Agenda digital
Período Integral com as atividades de Futebol, Dança, Circo, Ginástica Artística, Jiu-jítsu, Oficina Maker, Oficina de Experimentação, Jogos Estratégicos e Teatro, supervisionadas por professores especialistas
Escola de Natação com a Metodologia Gustavo Borges
Escola de Jiu-jítsu com a metodologia Winners
Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS): aprendendo a lidar com as emoções, com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola
Atividades físicas e oficinas experimentais no Espaço Socioambiental
Biblioteca atualizada com acervo de mais de 17.000 mil livros, com títulos em Inglês e Espanhol
Linguagens de Programação - programa de desenvolvimento tecnológico
Iniciação às Escolas Olímpicas
Conheça os Profissionais do Ensino Fundamental 1:
Alana Castelini Reis
Alessandra Maria Bertoni
Ana Carolina Cavicchioli
Andrea Mogentale Tonon Bezerra
Annelise Formagio
Carla Alexandra Borges Riguetto Alves
Carlos Eduardo Canil
Cynara de Jesus Pelição
Daniel Corrêa Tralli
Daniel Henrique Viscovini
Débora Sanches Farias
Fabíola Zanella
Karina Patrícia Mora Ribeiro
Leandro Mathias de Oliveira
Leonardo Alexandre da Silva
Luiz Alberto Anzai de Freitas
Maria Daniela Correa Scachetti
Maristela Martins Sant\'Ana
Maximiliano Undiciatti
Michele Gutierres Ignacio
Milena Bettini Freires
Nicolle Di Nizo Rossi
Patricia Maria da Silva Murphy
Rafael Pereira dos Santos
Renata Teixeira Caetano Joukhadar
Renata Todisco Genaro Bapstella
Simone Candida Pereira Sant\'Anna
Telma Ferrari Ming
Yanett Vasquez Cortez
Nossos Parceiros







