A adolescência é o período em que ocorre a busca pela identidade, em que o grupo ocupa lugar de destaque e as escolhas consideradas ideais ganham dimensão significativa. É nessa fase que o direcionamento das escolhas é determinante, e o desenvolvimento das competências e habilidades prepara os alunos para os desafios do mundo atual.
É também o momento de dar firmeza ao desenvolvimento emocional, missão nada fácil, não é mesmo? Mas, se bem conduzido, esse processo pode tornar o aprender divertido; a competição, saudável; e, principalmente, fazer o adolescente alcançar o amadurecimento emocional capaz de torná-lo uma pessoa preparada para as adversidades, de maneira produtiva, sempre com o objetivo de ser feliz!
Os alunos aprendem de forma competente. Através do estudo realizado com as tarefas de casa, que nessa fase são acompanhadas por professores e coordenação, ocorre a fixação dos conteúdos estudados em sala de aula, preparando, assim, o aluno para os conhecimentos futuros.
Com o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social - PDPS, embasado na neurociência, auxiliamos nossos alunos a conhecerem melhor suas emoções e a lidarem com elas, beneficiando as relações interpessoais.
No ensino da Lógica e da Matemática, aulas de Robótica, Linguagens de Programação e Linguagem Gráfica complementam o estudo e a compreensão das teorias estudadas, de maneira prática e prazerosa.
No ensino multilíngue, além das 6 aulas de Português, 6 aulas de Inglês e 2 aulas semanais de Espanhol são contempladas. Nas aulas de línguas estrangeiras, os projetos ocorrem através de instruções diferenciadas e trabalham com estações menores de aprendizagem, assim, entendemos que é possível promover equidade educacional dentro da sala de aula, com o incentivo à responsabilidade, independência e autonomia.
A partir do 9° ano, o aluno pode optar pelo currículo do High School em período oposto, com aulas presenciais. O Duo Diploma Program, da Texas Tech University, permite que os alunos conquistem um segundo diploma, com currículo escolar idêntico ao dos alunos norte-americanos. Além do professor presencial, há o acompanhamento de professores localizados no Texas, os quais são responsáveis pela correção das atividades e produções.
Se, além do High School, nosso aluno desejar aplicar para universidades americanas, o CAP - College Advanced Program prepara-o e orienta-o durante todo o processo.
Nas atividades do período da tarde, os alunos têm a oportunidade de desenvolver e identificar habilidades específicas, desfrutando de um rico e supervisionado convívio social.
Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as Olimpíadas Científicas proporcionam aos estudantes novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. É possível fazer parte de diferentes Escolas Olímpicas e participar de competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
Além de estimular os jovens a descobrirem mais sobre as ciências e as tecnologias, algumas competições estabelecem intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, o que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante.
A linguagem teatral e o canto ajudam o adolescente a perder a timidez, a desenvolver o trabalho em grupo, a sair-se bem em situações em que é exigido o improviso e a interessar-se por textos, autores e músicas variadas, ampliando seu repertório cultural.
No Clube de Ciências, a formação consciente é incentivada ao tratar questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
Nas Escolas de Esportes, são oferecidas aulas de Basquetebol, Handebol, Futebol, Voleibol e Natação. Com isso, auxiliamos nossos jovens a prevenirem doenças físicas e psicológicas, além de ampliarem noções de tolerância, de inclusão, de respeito e trabalho em equipe. Afinal, valorizar o esporte é proporcionar à juventude um crescimento saudável.
Gincanas, festivais, feiras e competições esportivas são eventos interdisciplinares que possibilitam a interação, o conhecimento e o desenvolvimento prazeroso no ambiente escolar.
As viagens pedagógicas proporcionam aos alunos o exercício da autonomia; favorecem a integração da turma e o contato com diferentes realidades. Os estudantes experimentam o conhecimento adquirido em sala de aula, assimilando ainda mais o aprendizado.
E fique tranquilo, pois a comunicação com os pais ou responsáveis é eficiente, seja através da agenda digital ou da equipe de coordenação, que está disponível em período integral tanto para os pais quanto para os alunos.
Nas Escolas de Natação, com a metodologia Gustavo Borges, e de Música, em parceria com a Harmos, também estão disponíveis aulas aos alunos e pais. Tudo para que o ambiente escolar seja mais do que um espaço para transmitir conhecimentos.
6º, 7º e 8º ano
Com 33 aulas semanais, as disciplinas de Gramática, Interpretação de Texto, Produção Textual, Inglês, Espanhol, História, Geografia, Ciências, Matemática, Linguagem Gráfica, Linguagens de Programação, Robótica, desenvolvida em parceria com a Via Maker, Filosofia, Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social - PDPS (com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola), Arte, Educação Física são ministradas por professores especialistas e dedicados a essa faixa etária. Os alunos aprendem de forma competente.
Através do estudo realizado com as tarefas de casa, que nessa fase são acompanhadas por professores e coordenação, ocorre a fixação do conteúdo estudado em sala de aula, preparando, assim, o aluno para os conhecimentos futuros.
Além da matriz curricular, 380 horas/aulas – ano estão disponíveis aos alunos, contemplando atividades nas diversas áreas do conhecimento e permitindo aos alunos aprimorarem seus saberes, explorando possibilidades e descobrindo seus talentos.
9º ano
Com 32 aulas semanais, as disciplinas de Gramática, Interpretação de Texto, Produção Textual, Inglês, História, Geografia, Ciências, Matemática, Linguagem Gráfica, Linguagens de Programação, Robótica, desenvolvida em parceria com a Via Maker, Filosofia, Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social - PDPS (com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola), Arte, Educação Física são ministradas por professores especialistas e dedicados a essa faixa etária. Os alunos aprendem de forma competente.
Através do estudo realizado com as tarefas de casa, que nessa fase são acompanhadas por professores e coordenação, ocorre a fixação do conteúdo estudado em sala de aula, preparando, assim, o aluno para os conhecimentos futuros.
Além da matriz curricular, 400 horas/aulas – ano estão disponíveis aos alunos, contemplando atividades nas diversas áreas do conhecimento e permitindo aos alunos aprimorarem seus saberes, explorando possibilidades e descobrindo seus talentos.
A partir do 9° ano, o aluno pode optar pelo currículo do High School em período oposto, com aulas presenciais. O Duo Diploma Program, da Texas Tech University, permite que os alunos conquistem um segundo diploma, com currículo escolar idêntico ao dos alunos norte-americanos. Além do professor presencial, há o acompanhamento de professores localizados no Texas, os quais são responsáveis pela correção das atividades e produções.
Atividades Extras
Teatro, Coral, Clube de Ciências e Espanhol (para o 9º ano).
Atividades de Apoio
Estudos monitorados nas disciplinas de Matemática, Linguagem Gráfica e Oficina de Interpretação de Texto.
Escolas Olímpicas
São duas aulas semanais para cada escola, oferecidas a todos os alunos. Essas aulas visam a aprimorar os conteúdos trabalhados em sala de aula e preparar os alunos para as várias Olimpíadas Científicas disponíveis.
Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
Olimpíada de Biologia
Olimpíada de Informática
Olimpíada de Matemática
Olimpíada de Química
Olimpíada de Robótica
Atividades Opcionais
Viagens pedagógicas
São destinos escolhidos para complementar o ensino estudado, para todos os anos do segmento, possibilitando aos alunos vivenciarem as informações e os conhecimentos obtidos em sala de aula.
Proporcionam aos alunos o exercício da autonomia; favorecem a integração da turma e o contato com diferentes realidades.
Escola de Esportes
Nas modalidades de Futsal, Handebol, Vôlei e Basquete.
Natação Metodologia Gustavo Borges
Com a Metodologia Gustavo Borges, essas aulas estão disponíveis para todos os alunos do Fundamental 2. Para todas as aulas, há o professor responsável e os professores auxiliares, de acordo com a recomendação do método para cada fase e respeitando o número indicado de alunos.
Vale ressaltar que todos os professores envolvidos são formados em Educação Física e capacitados pela metodologia.
O Colégio oferece a seus alunos uma piscina semiolímpica, fechada e aquecida, com químico responsável que responde ao Conselho Regional de Química e profissionais graduados e especializados na Metodologia Gustavo Borges.
Escola de Música
Desenvolvido em parceria com o Centro Musical Harmos, a unidade oferece o estudo da música clássica, jazz, pop, rock, blues... seja qual for o seu estilo ou instrumento de escolha, nossos cursos passam por uma iniciação musical, para o conhecimento dos elementos fundamentais da música e propriedades do som. Aos poucos, esses estágios resultam na leitura de cifras, tablaturas, partituras, improvisações e composições para Contrabaixo, Guitarra, Violão, Piano/Teclado, Violino e Ukulele, que são os primeiros cursos oferecidos aos alunos do Colégio e ministrados na própria instituição, garantindo segurança e tranquilidade.
Com professores formados em universidades e conservatórios de renome, são ainda capacitados pelo método de ensino EM&T e possuem décadas de experiência.
Jiu-jítsu Metodologia Winners, no Programa Multilíngue
Com a Metodologia Winners, e ministradas na língua inglesa, essas aulas estão disponíveis a todos os alunos do Fundamental 2.
No período extracurricular, são três aulas semanais, de uma hora cada, e para as quais se faz necessária a utilização do quimono.
Salas específicas de Artes, Debates, Robótica e Teatro. Laboratórios de Informática, Automação, Física e Química
Agenda digital
Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS): aprendendo a lidar com as emoções
(com o suporte do LIV – Laboratório de Inteligência da Vida, para que o aprendizado socioemocional seja ainda mais eficiente e que as famílias possam acompanhar e contribuir com o trabalho de formação emocional realizado na escola)