Ensino Fundamental I


Ao ingressar no Ensino Fundamental I, os alunos devem encontrar programas pedagógicos que atendam a todas as dimensões do desenvolvimento humano, adquirindo, assim, facilidade no processo de alfabetização e consolidação do uso da linguagem oral, da leitura e da escrita competentes, que são a base da formação de cidadãos críticos, conscientes, autônomos e felizes, capazes de estabelecer relações com o mundo em constante transformação.

No Colégio Objetivo Indaiatuba, o método fônico de alfabetização tem por objetivo desenvolver a competência leitora, que consiste em apreender do texto os diferentes níveis de compreensão, interpretação, análise e capacidade de expressão, preparando os alunos para o sucesso na continuidade dos estudos com autonomia e para a vida futura em sociedade.

Ao interpretarem e avaliarem o que leem e refletindo sobre o que escrevem, nossos alunos apresentam significativos índices de aprendizagem dos conteúdos das diversas disciplinas, estejam eles em textos curtos ou longos e imagens: mapas, gráficos ou desenhos.

Compreender a linguagem matemática implica aprender palavras, sinais, símbolos, procedimentos e como aplicá-los para resolver problemas. No Colégio Objetivo Indaiatuba, com o apoio de recursos da tecnologia, como a plataforma Educacross e ao lado das aulas de Informática, Robótica e Sorobam, o conhecimento matemático é aprofundado, tornando a aprendizagem uma jornada prazerosa para os alunos e professores.

A Arte, a Música, o Teatro, como linguagem universal, são instrumentos que facilitam o ensino, possibilitando aos alunos o relacionamento de jogos simbólicos, transformando sua visão de mundo e sua compreensão.

O Colégio Objetivo Indaiatuba valoriza o desenvolvimento do pensamento dos alunos, pois todas as informações passam pelo crivo do seu pensar, da sua reflexão e, a partir deles, o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (P.D.P.S), embasado na neurociência, introduz os educandos no mundo sociável, aprendendo a lidar com o outro, compartilhar espaços e respeitar valores e opiniões diferentes, controlando suas emoções e refletindo sobre suas ações.

A Biblioteca, atualizada com acervo de mais de 13.000 publicações, é disponibilizada a todos os alunos e seus familiares.

Como atividades complementares ao currículo regular, oferecemos aos alunos do 1º ao 5º ano o Período Integral, com oficinas que incentivam a criatividade, o empreendedorismo, o respeito ao meio ambiente, valorizando a ação experimental e em grupo. Como o Teatro, a Oficina de Experimentação, o Futsal dentre outras. Judô, Taekwondo, artes marciais que desenvolvem disciplina, autocontrole e lealdade também estão presentes nesse período.

Almoço balanceado, supervisionado por nutricionista, descanso, momentos para as tarefas de casa e brincadeiras livres, sempre acompanhados por professores, fazendo desse período um momento feliz.

Oferecida para toda família, a escola de Natação do Colégio Objetivo Indaiatuba acontece em ambiente estruturado, com piscina semiolímpica, fechada e aquecida com rigoroso controle e químico responsável pela saúde da água, tudo isso com a chancela da metodologia Gustavo Borges.

É nessa fase que os alunos devem descobrir o prazer em aprender, estruturando, assim, a sua jornada acadêmica.

1º Ano / Alfabetização

O método fônico prioriza a alfabetização, que acontece de forma gradativa, respeitando o ritmo e as características individuais dos alunos.

Por meio de atividades pré-numéricas, o raciocínio lógico-espacial é incentivado, com o apoio da manipulação de materiais concretos. Dessa forma, sedimentam-se conceitos a serem trabalhados posteriormente.

A matriz curricular contempla as disciplinas de alfabetização, matemática (iniciação à lógica), ciências, integração social, inglês, informática, robótica (Via Maker Education), PDPS - Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social, filosofia, arte, música e educação física.

2º e 3º Ano

A matriz curricular contempla as disciplinas de português, literatura, matemática, ciências, história e geografia, inglês, informática, robótica (Via Maker Education), PDPS - Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social, filosofia, arte, música e educação física.

4º e 5º Ano

A matriz curricular contempla as disciplinas de português, literatura, matemática, geometria, ciências, história e geografia, cartografia, inglês, informática, robótica (Via Maker Education), PDPS - Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social, filosofia, arte, música e educação física.

Período Integral / Integral Bilíngue

Oferecido para alunos do 1º ao 5º ano. O programa é contratado por dia de interesse e composto por duas oficinas especificas (inglês, judô, taekwondo, soroban, oficina de experimentação, teatro, design gráfico para games, oficina Little Maker , jogos esportivos, lego, artemix, futebol e jogos de estratégia), tarefas de casa e recreação monitoradas, além do almoço com supervisão de nutricionista. Os horários são previamente apresentados aos pais para a contratação do programa. Consulte disponibilidade para Integral Bilíngue.

Atividades Opcionais

Escola de Natação / Judô / Taekwondo / Education Center Objetivo


Escola de Natação

Com a Metodologia Gustavo Borges, essas aulas estão disponíveis para todos os alunos do Fundamental 1. Para todas as aulas, há o professor responsável e os professores auxiliares, de acordo com a recomendação do método para cada fase e respeitando o número indicado de alunos.

Vale ressaltar que todos os professores envolvidos são formados em educação física e capacitados pela metodologia.

Judô

Essa atividade, de arte marcial japonesa, ensina disciplina, respeito ao próximo e cumprimento às regras. Proporciona melhor conhecimento do corpo e da mente, além de estimular a prática de vida saudável.

Taekwondo

Essa atividade, de arte marcial coreana, ensina disciplina, respeito ao próximo e cumprimento às regras. Proporciona melhor conhecimento do corpo e da mente, além de estimular a prática de vida saudável.

Education Center Objetivo

Para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas extracurriculares são feitas no próprio Colégio, na unidade Yázigi, oferecendo comodidade, conforto e segurança. O material didático, professores e atendimento pedagógico são especializados e vão além do desenvolvimento cognitivo, proporcionando aos alunos a apropriação do idioma de forma natural e tranquila.

Todo resultado e aquisição da nova língua é monitorado por testes diagnósticos internacionais, com os quais o aluno comprova proficiência linguística para a sua vida acadêmica ou estudo no exterior.

Prédio exclusivo

Agenda digital

Período Integral com opção Bilíngue, atividades diversificadas e professores especialistas

Escola de Natação com metodologia Gustavo Borges

Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS): aprendendo a lidar com as emoções

Atividades físicas e oficinas experimentais no Espaço Socioambiental

Biblioteca atualizada com acervo de mais de 13.000 livros

Recursos tecnológicos: plataforma Educacross, Informática e Robótica

Iniciação às Escolas Olímpicas

Conheça os Professores do Ensino Fundamental I