Educação Infantil


As crianças dos 2 aos 5 anos devem receber um ambiente escolar rico em sensações e experiências. O ensino formal da alfabetização, ao contrário do que muitas escolas preconizam, não deve ser o foco nessa fase, pois na educação infantil a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. Por isso, sua aprendizagem acontece pelo contato com um ambiente estimulador, pela oportunidade de uma interação social efetiva e pela qualidade da brincadeira.

O brincar na educação Infantil é considerado fundamental pela comunidade científica. A neurociência afirma que a brincadeira norteia a construção da linguagem e de outras habilidades importantes para toda a vida, como as motoras, visuais, auditivas e táteis. No Colégio Objetivo Indaiatuba, os alunos permanecem em um espaço onde o contato com a natureza e as vivências com brincadeiras bem estruturadas permitem o desenvolvimento dessas habilidades. Tudo é pensado e cuidadosamente planejado para que nossos alunos despertem seus sentidos e potencializem o desenvolvimento neurológico.

Nosso planejamento curricular ainda contempla a aquisição de habilidades por meio da iniciação musical, do método Gustavo Borges de natação, do ensino bilíngue em parceira com o Yázigi, do raciocínio lógico matemático pelo Soroban. Um currículo que traz à criança a descoberta do corpo, da linguagem e do pensamento.

Mas será que o desenvolvimento da criança gira em torno somente dessas habilidades? Os estudiosos do comportamento afirmam que, para a criança tornar-se um adulto atuante e com sucesso, precisa adquirir, além das competências acadêmicas, as competências sociais. É fundamental aprender a gerenciar seus estudos, suas atividades de vida e relacionamentos.

Desde muito pequena, a criança necessita lidar com muitas informações ao mesmo tempo, guiar suas ações e controlar seus impulsos. Essas habilidades que direcionam nosso comportamento são denominadas funções executivas. Apesar de essenciais para a vida, não nascemos com elas, mas com o potencial para desenvolvê-las. Por isso, o Colégio Objetivo Indaiatuba já tem implantado o Projeto Cérebro, que auxilia nossos alunos a se formarem da maneira mais ampla possível, a construírem seus pensamentos, a controlarem suas emoções e a dominarem suas ações.

Na educação Infantil do nosso colégio, as funções executivas vêm sendo enfatizadas dia a dia, pois, de acordo com a ciência, o período de 3 a 6 anos representa uma janela de oportunidades para o crescimento dessas funções. Nossos alunos têm rotina definida a cada dia, o que traz sentimento de segurança e maior engajamento nas atividades. São incentivados a se prepararem para cada atividade, desenvolvendo a independência, autonomia e a responsabilidade (como guardar seus brinquedos, pegar algo na mochila e entregar ao professor, levar e trazer recados). Vivenciam o respeito e a organização com atitudes como formar filas, dividir as tarefas em pequenos passos e ajudar os colegas. O foco no desenvolvimento das funções executivas contribui para que nossos alunos tenham melhor desempenho nos anos iniciais da alfabetização e da matemática quando comparados aos alunos expostos ao ensino mais convencional.

Nossos professores da fase 2 à fase 5 lidam, de forma eficiente, com os problemas comportamentais, dão suporte à criança no controle de seus impulsos e birras, aplicam estratégias para manutenção da atenção e para o desenvolvimento da organização e do cumprimento de regras.

O Colégio Objetivo Indaiatuba reúne todos os esforços não só para desenvolver as habilidades acadêmicas, mas também as executivas, desde a educação Infantil, considerada como a “função cognitiva mais importante para o ser humano”. Por tudo isso, ao se desenvolverem, nossos alunos são naturalmente felizes!

Infantil 2

São desenvolvidas a socialização e a psicomotricidade. Os alunos têm aulas de inglês, espanhol, música, educação física e natação. Esta com, no máximo, 4 crianças por turma, em conformidade com a orientação da Metodologia Gustavo Borges.

Infantil 3

Além da socialização e da psicomotricidade, são desenvolvidas atividades conceituais. Os alunos têm aulas de inglês, espanhol, música, educação física e natação. Esta com, no máximo, 6 crianças por turma, em conformidade com a orientação da Metodologia Gustavo Borges.

Infantil 4

Nessa fase, os alunos desenvolvem atividades de psicomotricidade, letramento, raciocínio lógico, ciências e integração social. Além disso, aulas de inglês, espanhol, música, educação física e natação. Esta com, no máximo, 8 crianças por turma, em conformidade com a orientação da Metodologia Gustavo Borges.

Infantil 5

Nessa fase, os alunos desenvolvem atividades de psicomotricidade, pré-alfabetização, aritmética, soroban, informática, inglês, espanhol, música e natação. Esta com, no máximo, 8 crianças por turma, em conformidade com a orientação da Metodologia Gustavo Borges.

Natação Metodologia Gustavo Borges

Incluído em todos os cursos da Educação Infantil. Os alunos têm uma aula semanal de 30 minutos, para as salas do Infantil 2 e 3, e 45 minutos, para as salas do Infantil 4 e 5.

Para todas as aulas, há o professor responsável e os professores auxiliares, de acordo com o recomendado pelo método para cada fase e respeitando o número indicado de alunos. Vale ressaltar que todos os profissionais envolvidos são formados em Educação Física e capacitados na Metodologia Gustavo Borges.

Soroban

Instrumento de cálculo, de origem oriental, que estimula a atenção, a memória, o controle motor, a concentração e o raciocínio lógico-matemático. As aulas de soroban estão na matriz curricular do Infantil 5.

Período Integral Bilíngue

O Período Integral compreende o horário inverso àquele em que o aluno está em sala de aula, em seu curso regular.

Com um programa educacional de excelência, formatado com critérios e padrões internacionais, e como o objetivo da equipe pedagógica é o foco na aquisição de uma segunda língua, os alunos terão 22 horas semanais de muito estímulo e aprendizado.

Num espaço especialmente planejado para que essa descoberta seja prazerosa e eficaz, os alunos desenvolvem projetos que auxiliam no desenvolvimento social e cognitivo. A segunda língua, nessa fase, nada mais é que sinônimo de sua língua materna, fator que proporciona inúmeras possibilidades de aprendizado, estimula o raciocínio lógico, a rapidez na solução de situações-problema e possibilita a interatividade em ambientes conhecidos ou não.

E assim, além dos estímulos corretos para o desenvolvimento acadêmico e pessoal durante o período regular, os alunos do Período Integral têm o aprendizado de uma segunda língua de maneira prazerosa, são acompanhados em suas refeições com um cardápio elaborado por nutricionista, variado e balanceado, capaz de nutrir toda a energia necessária para tanta atividade.

Atendimento de até 12h, com alimentação e cardápio elaborado por nutricionista.

Agenda digital.

Espaço especialmente planejado e estimulante, em contato com a natureza - Espaço Socioambiental.

Equipe de saúde multiprofissional: enfermeira, fonoaudióloga, odontopediatra, nutricionista e psicóloga.

Biblioteca infantil com acervo especial para a fase.

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