Iniciando os projetos para o futuro

A entrada para a Educação Infantil apresenta novos e importantes desafios para a criança: ela deixa o espaço de sua casa ou do Berçário para enfrentar toda a informação que, gradativamente, receberá ao longo desse período. Concomitantemente, deverá ter tempo livre para brincar, desenvolver sua criatividade e sua autonomia, fatores fundamentais para seu crescimento acadêmico e desenvolvimento pessoal. No Colégio Objetivo Indaiatuba, essa “passagem” é feita de maneira responsável e profissional, suave e prazerosa, sem deixar de lado todo aprendizado necessário a cada faixa etária.

Nossas crianças vencem a insegurança e conquistam novos saberes, o que permite a elas que acreditem em suas habilidades e competências, fator decisivo para o adulto em formação. Ao conquistar novos universos e sentir-se capaz de vencer, por exemplo, o medo do meio líquido numa aula de natação; ou aprender outras formas de se comunicar, seja no Inglês ou no Espanhol; ou mesmo ao explorar um instrumento tão antigo quanto a calculadora oriental durante a aula de Soroban ou tão moderno quanto o computador na aula de Informática, nossas crianças vão vencendo desafios, desenvolvendo da melhor maneira sua estrutura cerebral, adquirindo segurança e qualidade em suas relações com o mundo e, assim, colecionando grandes vitórias!

Infantil 2

São desenvolvidas a socialização e a psicomotricidade. Os alunos têm aulas de inglês, espanhol, música, educação física e natação. Esta com, no máximo, 4 crianças por turma, em conformidade com a orientação da Metodologia Gustavo Borges.

Infantil 3

Além da socialização e da psicomotricidade, são desenvolvidas atividades conceituais. Os alunos têm aulas de inglês, espanhol, música, educação física e natação. Esta com, no máximo, 6 crianças por turma, em conformidade com a orientação da Metodologia Gustavo Borges.

Infantil 4

Nessa fase, os alunos desenvolvem atividades de psicomotricidade, letramento, raciocínio lógico, ciências e integração social. Além disso, aulas de inglês, espanhol, música, educação física e natação. Esta com, no máximo, 8 crianças por turma, em conformidade com a orientação da Metodologia Gustavo Borges.

Infantil 5

Nessa fase, os alunos desenvolvem atividades de psicomotricidade, pré-alfabetização, aritmética, soroban, informática, inglês, espanhol, música e natação. Esta com, no máximo, 8 crianças por turma, em conformidade com a orientação da Metodologia Gustavo Borges.

Natação Metodologia Gustavo Borges

Incluído em todos os cursos da Educação Infantil. Os alunos têm uma aula semanal de 30 minutos, para as salas do Infantil 2 e 3, e 45 minutos, para as salas do Infantil 4 e 5.

Para todas as aulas, há o professor responsável e os professores auxiliares, de acordo com o recomendado pelo método para cada fase e respeitando o número indicado de alunos. Vale ressaltar que todos os profissionais envolvidos são formados em Educação Física e capacitados na Metodologia Gustavo Borges.

Soroban

Instrumento de cálculo, de origem oriental, que estimula a atenção, a memória, o controle motor, a concentração e o raciocínio lógico-matemático. As aulas de soroban estão na matriz curricular do Infantil 5.

Período Integral Bilíngue

O Período Integral compreende o horário inverso àquele em que o aluno está em sala de aula, em seu curso regular.

Com um programa educacional de excelência, formatado com critérios e padrões internacionais, e como o objetivo da equipe pedagógica é o foco na aquisição de uma segunda língua, os alunos terão 22 horas semanais de muito estímulo e aprendizado.

Num espaço especialmente planejado para que essa descoberta seja prazerosa e eficaz, os alunos desenvolvem projetos que auxiliam no desenvolvimento social e cognitivo. A segunda língua, nessa fase, nada mais é que sinônimo de sua língua materna, fator que proporciona inúmeras possibilidades de aprendizado, estimula o raciocínio lógico, a rapidez na solução de situações-problema e possibilita a interatividade em ambientes conhecidos ou não.

E assim, além dos estímulos corretos para o desenvolvimento acadêmico e pessoal durante o período regular, os alunos do Período Integral têm o aprendizado de uma segunda língua de maneira prazerosa, são acompanhados em suas refeições com um cardápio elaborado por nutricionista, variado e balanceado, capaz de nutrir toda a energia necessária para tanta atividade.

Na Educação Infantil, os alunos aprendem do jeito que eles mais gostam: brincando, num espaço projetado especialmente para isso. Nessa fase, todas as atividades têm como finalidade o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, ensinando-as a desenvolver com prazer atitudes de cidadania, respeito, autonomia e solidariedade.

Conheça os Profissionais da Educação Infantil